Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Curso KLA

Curso de vendas Sorocaba Treinamento empresarial Sorocaba



Treinamento de vendas Sorocaba Consultoria de vendas



Curso de vendas Sorocaba Treinamento empresarial Sorocaba



Treinamento de vendas Sorocaba Consultoria de vendas



Banco de Dados de Clientes: uma ferramenta para alavancar suas vendas

Banco de Dados de Clientes: uma ferramenta para alavancar suas vendas Curso de vendas Sorocaba Treinamento empresarial Sorocaba

O grande diferencial no mercado altamente segmentado e competitivo nesse início de milênio é o database marketing – ou banco de dados – no qual são armazenados dados que permitem às empresas identificar e explorar as preferências individuais dos seus consumidores. As empresas vencedoras há muito tempo abandonaram o marketing de massa e de compradores anônimos, buscando seus nichos específicos e evitando, assim, o  desperdício. O crescimento do marketing direto é uma tendência mundial e pode-se transformar num fantástico aliado para alavancar as vendas no varejo, ao contrário do que pensam os lojistas, que veem essa ferramenta como concorrente.

 

Para comunicar-se com seus consumidores, as empresas buscam as ferramentas de mídia (televisão, rádio, jornais, revistas, etc.) que têm uma atuação semelhante à de uma metralhadora, que gasta muito em munição para atingir um cliente aqui, outro acolá. Não estou querendo, em absoluto, dizer que as ferramentas de mídia não sejam importantes. Elas o são, pois ajudam a fixar marcas, dar credibilidade às empresas e produtos e proporcionar tráfego aos pontos de venda.

 

Por sua vez, o uso de um bom banco de dados para comunicar-se com os seus clientes funciona como uma arma de precisão – uma arma com mira telescópica – com muito mais chance de acerto e um gasto muito menor com munição. Ela é uma estratégia que, além de almejar um relacionamento contínuo por meio da comunicação direta, visa a aumentar a base de clientes.

 

Tanto as empresas quanto os seus vendedores são responsáveis pela elaboração de um banco de dados de clientes. As empresas devem disponibilizar programas e condições para a formação e o uso do database marketing. Por sua vez, os vendedores são os responsáveis por coletar as informações “quentes” sobre as preferências individuais de seus clientes, que servirão para alimentar eficazmente o banco de dados e alavancar promoções específicas para os consumidores de seus produtos/serviços. Veja o que se pode fazer com um bom banco de dados:

 

CAPTAÇÃO – O uso mais imediato do banco de dados é ampliar a base de clientes e fazer promoções mais eficientes.

 

PESQUISAS – Permitem obter perfis de consumidores por meio de novas informações que irão enriquecer o banco de dados.

 

TESTES – Rotinas comuns do marketing direto, que podem projetar e orientar as decisões do marketing tradicional.

 

NOVOS MERCADOS – Possibilitam a abertura de novos pontos de vendas, a identificação de novas necessidades, novos usos com novas embalagens e modificações de produtos/serviços.

 

DIFERENCIAÇÃO – De ofertas e de preços para segmentos identificados. Utilização como ferramenta do marketing um-a- um.

 

APOIO A EQUIPE DE VENDAS – As informações do banco de dados podem ajudar as vendas por vendedores, representantes e distribuidores.

 

FIDELIZAÇÃO – Por meio de Clubes, Cartões, criam-se mecanismos dirigidos a grupos de afinidade para gerar promoções do tipo for members only.

 

Um bom sistema de banco de dados pode tornar-se um ativo fixo inestimável.






Compartilhar: